terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ciúmes, o lado bom e o lado ruim.

        Olá Galera e fala Nação, e ai gente ficaram sabendo da nova, nesse dia 06/08 o blog completa 1 mês, e já passamos das 1.000 visualizações graças a vocês. Em comemoração, nesses próximos dias eu colocarei 4 poemas seguidos no blog.
      Nosso tema de hoje é Ciúmes, vocês sabem que ele tem um lado bom e um lado ruim? saberão agora então. Vamos lá.


     Ciúmes, a espada de dois gumes:



     Êxodo 20, 5;

     "Não te prostrarás diante desses deuses e não os servirás, porque eu, Iahweh teu Deus, sou um Deus ciumento..."

  Sim usei como sempre falei a Bíblia para explicar um sentimento humano, já pedi desculpas para pessoas em postagens anteriores para não termos problemas, mas como todos nós sabemos, o ciúmes é uma espada de dois gumes, falo isso porque como fica bem claro, até Deus é um Deus Ciumento. porque será que até Deus seria alguém ciumento e o ciúmes seria um sentimento de todo ruim?
  Como eu disse, vou desmistificar o ciúmes agora.  Psicólogos(eu quero ser um) sabem que o ciúmes é um sentimento normal, comum em todo ser humano, mas o demonstram como se fosse algo ruim. Imagina, se o ciúmes é algo ruim, porque um Ser Transcendental, ou seja, Deus, sentiria um sentimento ruim sendo Ele bom? O Ciúmes em si, não é um sentimento ruim, se visto de certo ponto.
  Veja, Deus nos ama e pelo fato desse amor Ele nos deixa livre, mas é o ciúmes que Deus tem por nós que faz com que toda vez que nos aproximamos Dele, Ele nos acolha e nos perdoe, interessante não, o amor de Deus nos perdoa também, mas se somos livres, o que fazemos não iria de modo algum ter influência sobre Ele, mas como Ele nos ama e tem esse "Ciúmes" é que Ele nos aceita de volta, pois troca tudo por cada um. Sei que estou quebrando um paradigma de anos, de filósofos, de pensadores, de historiadores e até de poetas muito mais reconhecidos que eu, mas o ciúmes não é apenas uma arma que é usada para o mal, mas sim o mal que utiliza ela mais tempo.

   "É o ciúmes que mantém uma relação e não o amor, pois o amor liberta, deixa livre, mas o ciúmes prende e segura" - Não lembro o autor.

   Mas vamos falar agora sobre o outro lado do Ciúmes:

   Segundo a Psicologa Patrícia Ruschel Daudt, Psicóloga Clínica e Terapeuta familiar, até certo ponto é encarado como "Zelo do Amor". "De alguma forma o ciúme, reafirma o desejo e a admiração pelo outro, mas quando ele ocorre com muita frequência e intensidade é sinal de que as coisas não vão bem com a própria pessoa ciumenta." "O Ciúmes deixa de ser aceitável e se torna Patológico, quando existe uma ideia de pose." Explica Patrícia: "Nesse tipo de relacionamento predomina a Submissão e subjugação dos desejos do outro."
   O ciúmes Patológico como dizem: É aquele tipo de ciúmes que destrói tudo a sua volta, não só relacionamentos, mas famílias, amizades e até a pessoa da amada (caso de sequestros, assassinos e estrupo). Este é aquele em que Salomão fala: "O amor é forte como a morte; O ciúme é cruel como o tumulo;" Quando não sabemos mais se estamos amando ou se estamos sendo amados. Sim esse ciúmes é como uma erva daninha que vai destruindo não só o relacionamento mas também a pessoa que o sente, pois, se ela não desistir disso vai perder a relação que tanto zela e ficara pior do que estava antes.

   "A suspeita e o ciúmes são como venenos empregados na medicina: Se pouco, salva, se muito mata." - Antonio Perez.

  "Antes de manifestar o ciúme que pode tornar a todos infelizes, que cada um se examine a ver se não está em falta com o outro" - Santa Teresa

  Por isso devemos dizer: "Cresça em nós, mais amor, sempre mais amor e uma centelha de ciúmes, pois o ciúmes é como o sal, se na medida torna mais gostoso, se muito estraga tudo o que mais gostamos." - Pedro P.H.D

  Ciúmes gente, use com moderação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário